22 de abr. de 2008

MÓVEIS PLANEJADOS



Outro dia escutei a seguinte frase:

-"Porque eu vou contratar um designer de interiores? Eu vou em uma loja de móveis planejados e eles fazem o projeto pra mim!"


Qual a vantagem do trabalho do designer de interiores em relação às lojas de móveis planejados?


Personalização é a resposta, aliada à correta adequação do mobiliário ao seu espaço.
Em geral, em um projeto de interiores, efetuamos uma análise de todas as possibilidades de um ambiente e de suas relações com ambientes próximos, avaliamos o "conjunto". Não só o armário, mas, o armário em relação a toda a casa, a iluminação, as cores, a utilização, as necessidades.

Se é conveniente alterar alguma parte da planta-baixa existente de forma a aproveitar melhor o espaço interno da residência devemos sugerir ao cliente , pois este é o momento de fazer todas as alterações que ele necessita. As lojas de móveis planejados não avaliam este tipo de modificação, adequando seus móveis às paredes existentes.

O profissional de designer vai identificar as suas necessidades durante todo o período que nós chamamos de "programa de necessidade".

Quer um exemplo?

Será que eu preciso da ferragem para pendurar gravatas, se eu não uso gravatas no dia a dia e só possuo 3 gravatas?

Pode parecer besteira mas, as ferragens e as portas são o que mais encarecem em um projeto de móveis planejados.

Faça um texte...

Observe um projeto executado por um projetista de loja e um outro executado por um profissional de designer.

Deixando bem claro que eu não estou tirando o mérito do projetista. O projetista é um grande aliado ao nosso trabalho. Eles tem agilidade e são altamente treinados para atender o cliente.

8 comentários:

Anônimo disse...

Sou projetista de móveis palnejados, ja fiz vários projetos modificando paredes, dando dicas de cores, e iluminação, tenho formação técnica em desenho de móveis, o restante é ler e se informar.

Anônimo disse...

Ref. ao anônimo

Fernanda Seára disse...

Sou projetista de uma loja de móveis planejados e também design de interiores, aqui em minha região as lojas tem absorvido boa parte destes profissionais. E infelismente sou obrigada a concordar em partes com quem te falou isso, meus clientes fazem exatamente isso, querem que alm dos móveis nos façamos o projeto do gesso, escolher os papeis de parede, o sofá... E além disso quando apresentamos um projeto já fazemos toda a ambientação para que o cliente possa ter uma real ideia do produto que estamos vendendo. Mas bem que deveriamos recebe do cliente por essas "ideias".

Waldenio Reis disse...

Waldenio Reis

Boa noite!

Dou Design Gráfico e de Moda, gerenciava uma confecção, agora estou entrando no mercado de móveis planejados no Recife e como foi bem falado acima, é um mercado em ascenção e não pára de cerscer. Quanto a execução das funções, na verdade pela necessidade e desconhecimento do cliente, nós que os atendemos temos de ser um pouco de cada profissional, projetista, designe de interiores, arquiteto, às vezes até psicólogo...éhhh isso mesmo...
A grande jogada que vejo como novato é procurar se informar bastante na intenção de RESOLVER e satisfazer a necessidade desse cliete e FIDELIZÁ - LO.

ABS. 8823-5929

Unknown disse...

Olá sou projetista a pouco menos de um ano e hoje trabalho em uma loja conceituada aqui em São Paulo,e na verdade concordo em partes,pois realmente o projetita adequa os móveis a parede e as vezes da dicas de composição do ambiente e o designer de interiores pesquisa a vida do seu cliente,para decorar conforme a sua personalidade...

César Cazier

Variedades (Design,Estilo,Viagens e Tendências) disse...

Olá, sou Designer de interiores e conversando com uma ex professora da faculdade, estava me queixando que numa das poucas vezes que fui procurar emprego em uma loja de móveis planejados (puramente para conhecer os materiais e ganho de experiência), eles queriam me pagar uma minxaria e me encher de projetos, então decidi que não seria interessante trabalhar nessas lojas, porque o dono só visa o próprio ganho e como passei por uma faculdade e ainda por uma especialização, aceitar trabalhar nesse ramo ganhando um sálario e comissão iria contra a tudo o que eu pensava, no momento estou fazendo meus projetos em casa em parceria com outro amigo designer e estamos estudando a possibilidade de abrir um escritório que é bem mais interessante, pois trabalhando em loja de planejados um designer nunca vai crescer, pois o único nome que aparece é o da loja e nunca me esqueço do que essa mesma professora me disse na época, que ela estava nos instruindo não pra sermos apenas projetistas de loja pois o nosso conhecimento vai muito além e sim para termos nosso próprio negócio e disse também que as lojas de planejados contratam o designer como projetista para pagar menos, pois o piso salarial de um designer de interiores é a partir de 1500 reais, com isso não estou diminuindo a profissão do projetista que é tão louvável quanto qualquer outra.

Anônimo disse...

Basta unir o útil ao agradável, ou seja utilizar os conhecimentos de designer para orientar o cliente. Sou designer de interiores rescém formada trabalho em loja de planejados, faço projetos de apartamentos e casas completos com toda decoração, vou até a casa do cliente tiro as medidas, dou orientações, faço em média cinco ou seis projetos por mês. Um projeto completo com todos os ambientes, não fica por menos de trinta mil. Ganho 5%. É só fazer as contas....

Anônimo disse...

Ah, detalhe, sou projetista e agrego meus conhecimentos de designer para garantir um bom salário.

Rose / Inusittá - Brasília