30 de mar de 2008

ESTÁ CONSTRUINDO? PRESTE ATENÇÃO!

Com o projeto de arquitetura em mãos, normalmente, as pessoas procuram um engenheiro civil, para a execução do projeto estrutural e um engenheiro de instalações para os projetos de hidráulica, elétrica, instalações sanitárias, etc, esquecendo, porém, de um importante projeto que deveria ter sido encomendado logo após o projeto de arquitetura - o projeto de interiores.
É nesse projeto que serão definidos os parâmetros para a execução dos demais.
Com o lay-out e tipo de mobiliário, além dos equipamentos, serão definidas as posições de tomadas, interruptores, pontos de água, TV, telefone, etc; com o projeto luminotécnico (não confundir com projeto elétrico) será possível dimensionar as instalações elétricas e; com a definição dos tipos de bancadas, a localização dos pontos de água e esgoto poderá ser exatamente definida.
Todo cuidado com esses detalhes evitará os comuns transtornos, tanto no decorrer da obra - quebra-quebra infindável - tanto após, com móveis fora do lugar, passagens apertadas, fiação aparente ou escondidas com improvisações, benjamins, bacias sanitárias encostadas em paredes ou boxes apertados, etc.

Texto escrito por Antonio Carlos Thomé - design de interiores e gerência de construções
blog http://acbthome.blog.uol.com.br/index.html

2 comentários:

Rê Gallo disse...

Ana, isso é muito verdade! Sou casada com um arquiteto e, talvez por isso, sei valorizar o trabalho de cada profissional. O trabalho do designer é fundamental tb! Nada pior do que querer colocar um abajur onde não se tem tomada!!
Bjs.

ana maria disse...

Oi Ana sou sua chara
Eu sou arquiteta e adorei seu blog de muito bom gosto....
beijos
anatricot
http://anatricot.selingardi.zip.net/