27 de jan. de 2008

THONET

imagem skona hem
via desire to inspire

imagem via small space style







imagem Sean Johnson designer



imagem skona

Michael Thonet (1796-1871), nasceu em Boppart am Rhein, na Áustria.onde montou seu primeiro atelier.
Fundou a empresa Thonet em 1819 para produção de seus próprios projetos. Registrou sua primeira patente para moldagem de madeira laminada em 1842.
No início do século XX vários arquitetos vanguardistas de Viena desenhavam móveis para Thonet, incluindo Josef Hoffmann.Na década de 1930 a empresa passou por uma grande expansão com linhas de móveis tubulares em aço de desenhistas famosos da Bauhaus como Mart Stam, Marcel Breuer e Mies van der Rohe.
Le Corbusier foi o primeiro a utilizar as cadeiras Thonet já num ambiente modernista.
A cadeira 1859, ou modelo 214, foi e um dos modelos de maior sucesso concebidos para produção industrial. É o resultado de anos de experiência durante a decada de 1850 na arte de dobra madeira sólida, e foi desenvolvida já com o objetivo de produção em massa (por volta de 1930 já tinham sido vendidos mais de 50 milhões de cadeiras em todo mundo).
A empresa é atualmente dirigida pela 5 geração dos Thonet, com sede em Frankenberg, na Alemanha, onde mantém um museu.


2 comentários:

Unknown disse...

Adorei a sua seleção de fotos, eu tb adoro decoração, artesanato, paisagismo...gostei muito do seu blog...convido vc a visitar o meu blog e fique a vontade se quiser deixar um comentário: www.comolimpioeso.blogspot.com

Marina disse...

Nossa, eu adoro essas cadeiras, não conhecia a "história" delas e do Thonet! Adorei o blog tb!
beijocas,
Marina