16 de mai de 2008

BRIEFING

O designer levanta um conjunto de informações junto ao cliente (briefing) para servir de base para o estudo preliminar do projeto. Na maioria das vezes, estas informações são passados por uma pessoa, mas o projeto envolve outros indivíduos da família ou da empresa.
O que na prática acontece é que as outras pessoas que não tiveram contato com o profissional acabam não compreendendo parte das propostas sugeridas no anteprojeto. Desta forma, recomenda-se que todos participem dessa reunião para que todas as necessidades sejam conhecidas pelo design. Desta forma evitaremos atrasos e faz e desfaz do anteprojeto.
É comum, também, que o Cliente ainda na fase do Estudo Preliminar consulte pessoas de fora da família - uma irmã, uma prima, uma amiga. Como essa pessoa não conhece os dados que nortearam a concepção daquelas idéias pode haver uma crise. Então, traga essa pessoa logo de início para interagir com o profissional. Isso evita buracos negros, quando as coisas param por indefinições.Bom, aprovado o Estudo Preliminar, vem a etapa de Projeto e do detalhamento de todas as soluções, bem como, de sua execução. Quanto mais interatividade, objetividade e total transparência tenham sido efetivas na fase do "briefing" e Estudo Preliminar mais positiva será esta etapa, que é fundamental para a fase de execução do projeto.Como podemos notar transparência é uma palavra-chave para o sucesso do seu projeto. O processo de decisão também é fator determinante para o resultado final, em especial no que se refere a custo e prazo. Muitas vezes, o orçamento estoura porque o Cliente não tinha certeza de uma solução vista no papel e não disse isso claramente para o profissional. Quando essa solução está pronta ou semi-pronta na obra o Cliente percebe que não era bem aquilo que queria. Bem, mas parte do custo já está comprometido, sem falar na perda de tempo. Se você tem dúvidas discuta abertamente com o profissional. Por isso, na fase de seleção do profissional é muito, muito importante que exista uma empatia entre você e ele (a). Muito do sucesso de todo o trabalho é resultante do conforto e da qualidade da relação entre Cliente e profissional.

2 comentários:

Sandra... disse...

Es verdad que se debe tener una empatìa con el profesional contratado!
Gracias por los consejos!
buen fin de semana...

Elciana disse...

Oi Ana Cláudia! O que fizemos na terça já foi um briefing?
Abraço,
Elciana