23 de abr. de 2008

TAPETES ORIENTAIS

Cuide do seu tapete como faria com qualquer outro objeto valioso que possua. Os tapetes orientais são bastante duráveis e conservam a sua beleza por um período de tempo muito longo. Sujeiras que não são visíveis, como a água, podem ocasionar danos permanentes.
Por isso, tente manter uma rotina semanal de aspiração de pó, mesmo que o tapete não pareça sujo (vassoura, só com muito cuidado). Quando aspirar o seu tapete, faça-o vagarosamente, e sempre no sentido da lã, tentando desprender as sujeiras que ficam entranhadas. O maior inimigo do tapete, além dos líquidos derramados e não detectados, é a areia que se acumula e também não é vista. Portanto, faça um check-up contra a poeira de seis em seis meses. Para isso, você pode sacudir o tapete em uma área aberta. Se você não tiver espaço em casa, vire-o do avesso e deixe a poeira decantar por alguns dias. Quanto à lavagem do tapete, o ideal é fazer uma lavagem profissional de três em três anos. As oficinas especializadas de limpeza e lavagem utilizam produtos apropriados que limpam a lã e avivam as cores. Além disso, os especialistas sabem como evitar danos aos tapetes e quais são os cuidados especiais que devem ser levados em conta na limpeza de Kilims, Soumaks e tapetes de seda, peças mais frágeis e delicadas. Periodicamente, pode-se também limpar o tapete com um pano umedecido em solução de água com vinagre.

Quer saber mais sobre tapetes orientais?
Quais o tipos de tapetes?
Como fazer a manutenção?

Clique no site da Gallery Tapetes. A loja ainda possui vários móveis e objetos dos anos 50, 60 e 70, além de uma bela coleção de peças de murano.

(texto Gallery tapetes)

Nenhum comentário: