11 de abr. de 2008

A IMPORTÂNCIA DA ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAIS

A correta especificação de materiais é de fundamental importância para o sucesso de uma obra.
Durante a fase de entrevistas é de extrema importância que o cliente informe ao Designer , sobre seus desejos e sua real disponibilidade financeira, a fim de que os materiais sejam corretamente especificados de forma a atender aos dois aspectos. Ciente das variáveis, o profissional, conhecedor da extensa variedade de materiais existente, especificará aqueles mais adequados a cada caso, proporcionando um projeto harmonioso, de bom gosto e na medida do orçamento disponível.
Sem um estudo aprofundado do projeto como um todo, muitas vezes o cliente aventura-se a especificar o material, muitas vezes assessorado por pessoas não habilitadas, e, além de adquirir material inadequado tecnicamente, o faz em quantidades incorretas, ocasionando sobras elevadas ou faltas de alguns itens, que no caso de revestimentos, muitas vezes obrigará a troca de todo material por diferenças existentes entre lotes ou ainda pela saída da linha do comércio, ocasionando atrasos e paralizações na obra.
Quando optamos por determinado material a escolha não foi feita aleatoriamente. Tudo foi pensao de acordo com as cores, os móveis, a iluminação, a textura, o tecido, etc. Uma coisa é "amarrrada" a outra. Quando o cliente troca algum destes materiais especificados, praticamente temos que desenvolver outro projeto, ir atrás de outro material que substitua e assim vai...uma coisa modifica a outra!
Por fim, vale destacar que a escolha dos materiais deve ser uma atitude muito bem definida e pensada entre cliente e profissional, para que uma vez iniciada a obra, não venha sofrer alterações e mudanças, causando desgastes, tanto aos proprietários, quanto ao pessoal envolvido diretamente na execução, além dos prejuízos financeiros envolvidos.

3 comentários:

Siliani disse...

Legal vc dar estas dicas,pois as pessoas tem muitas dúvidas e ficam sem geito de questionar sobre tudi isso.Achei muito interessante.Parabéns

designer de interior e exterior disse...

Obrigada Siliani,
procuro esclarecer como é nosso trabalho para desmistificar essa coisa de trabalho para rico...pelo contrário, nós devemos evitar gastos desnecessários. Pena que as pessoas só aprendem depois de muitas decepções.
abraços
Ana Claudia

Anônimo disse...

fico uma merda