USO CONSTANTE
Recibos de contas pagas mensalmente:
Coloque em local de fácil acesso (caso não tenha escritório, utilize gavetas do criado mudo, ou do armário da cozinha) o arquivamento deve ser em pastas sanfonadas ou caixas coloridas.
No no caso das pastas, numere de 1 a 31 e coloque as contas a pagar no dia equivalente (o mesmo para contas a receber).
Em outra pasta, escreva o nome dos recibos pagos: IPTU, água, luz, telefone, celular, convênio, escola, cartão de crédito etc.
POUCO USO
Escritura de imóvel, contrato de seguro, manuais, certidões etc. Arquive nas prateleiras com acesso difícil, identificando o conteúdo com etiquetas grandes em pastas ou caixas padronizadas.
Junte os recibos pagos à pasta correspondente ao final de cada ano ou após a entrega da declaração de imposto de renda. Exemplo: IPTU pago 2007 com a escritura do imóvel correspondente, carnê do seguro do carro com a apólice e a nota fiscal do mesmo.
SEPARE POR ASSUNTOS
CASA
IPTU, água, luz, telefone, internet, tv a cabo, recibo de funcionários, manuais de eletrodomésticos
- A pasta dos manuais de eletroportáteis da cozinha podem ser arquivados na gaveta das toalhas de mesa ou próximo aos livros de receita, para facilitar a consulta e prevenir acidentes desnecessários provocados pela preguiça.
PESSOAL Escola, carro, celular, academia etc.
SAÚDE contrato do convênio, receitas, exames, carterinha de vacinação
- Faça pastas para cada membro da família e cole uma ficha/histórico com dados pessoais data de nascimento, tipo sanguíneo, doenças contraídas etc.
FINANÇAS Extrato de conta corrente ou cartão de crédito, investimento, testamentos, plano de pensão, declaração de imposto de renda
- Na pasta da declaração de imposto de renda junte os extratos da conta corrente do ano correspondente
TEMPO DE ARQUIVAMENTO
CARRO - licenciamento/seguro obrigatório = 1 ano- multas = 5 anos
- seguro/apólice = 2 anos
- consórcio = até a entrega da carta de liberação da alienação fiduciária
CASA - água, luz, telefone, internet = 3 anos ou o extrato da conta corrente comprovando o débito em conta- condomínio = 20 anos (peça a administradora do condômino uma declaração da inexistência de débito ao final de cada ano)
- contrato/recibo de aluguel, IPTU = 5 anos
- plano de saúde = 5 anos
- mensalidade escolar = 5 anos
- notas de serviço liberal (encanador, marceneiro, etc.) = prazo da garantia - notas fiscais = enquanto possuir o produto
FINANÇAS - extratos de conta corrente/cartão de credito, imposto de renda = 5 anos
- INSS autônomo = até a aposentadoria
PARA OS DOCUMENTOS ARQUIVADOS POR LONGO PERÍODO
- Mantenha armazenado a vácuo. Coloque os pápéis dentro de sacos plásticos e retire o ar com o bocal do aspirador de pó.
- Se preferir, arquive digitalmente, escaneando tudo. E não se esqueça de fazer o backup
via http://itodas.uol.com.br/portal/Final/materia.aspx?cod=2116&canal=658
matéria de Cristina Papazian é especialista em organização de ambientes.
Um comentário:
Muito bom esse posts, parabéns, ajudou bastante!!!
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